quinta-feira, 17 de março de 2011

Queridinhos da Moda: Balenciaga.



''O costureiro tem que ser…
Um arquiteto para o projeto,
Uma escultor de formas,
Um pintor de cores,
Um musico para harmonia
e
Um filosofo para temperança.''

Cristobal Balenciaga.


Cristobal Balenciaga nasceu em 1895 na região Basca espanhola. Descoberto aos 12 anos, desenhou um vestido para uma marquesa, e foi convidado para ser aprendiz de alfaiate em Madri. Aos 20 e poucos, já tinha sua casa de alta-costura. Aos 52, mesmo tendo clientela fiel em Madri, muda-se para Paris. Lá, apresentou sua primeira grande coleção, muito bem recebida. 
O auge da marca veio nos anos 50, quando no fim da década lança sua versão do terninho feminino, com paletó curto e saia de cintura alta (o que até hoje está em alta).
Encerrou a carreira em 1968, após criar uniformes para a empresa aérea Air France e lançar uma última coleção. Aposenta-se e volta à Espanha, depois de mais de 30 anos de sucesso e inovação na moda. Uma cliente, a Condessa Mona Bismark, chegou a se trancar em casa por três dias de tanto desgosto ao saber da aposentadoria do arquiteto da moda (ele era "O CARA"). 
Balenciaga morre em 1972 e seu nome só reaparece em 1978, na aquisição da marca por um grupo financeiro. Em 1995, o estilista Nicolas Ghesquière chegou para cuidar dos acessórios da marca e seu talento o levou à direção da criação, dois anos depois. Em 2001, Ghesquière comprou a Balenciaga em parceria com o grupo Gucci, e a dirige com pulso firme, revivendo o prestígio e respeito que a casa teve em seus anos dourados.

Fiquei simplesmente hipnotizada pelo desenho.


Entre um lançamento e outro, a grife teve a feliz idéia de criar a “It Bag” Giant City, que já é sucesso a mais de 10 anos. Virou ícone fashion, e já fez parte doslooks de celebes como Mary Kate Olsen, Nick Hilton, Lauren Conrad. Das terras brasileiras Carolina Dieckman já pintou com vários modelos e cores, além da poderosa La Bündchen.

Desenho de Angéline Melin, que sou fã. (De Balenciaga gentemmm!! Que fofis!)

Estou tendo um caso de amor com uma Giant City a muito tempo, apesar de bem batidinha, não me importo, pois é paixão antiga, então quero a minhaaaaaaa... quem sabe ainda este semestre!!! Uh-la-la.
Só não vale ser o modelo comemorativo dos 10 anos da bolsa, achei simplesmente horrendo… Fico com a "tradicionalzinha" messssssmo!!!

Modelinho ''feinho'' comemorativo.







3 comentários: